Em pronunciamento no grande expediente o vereador Renato Queiroz afirmou que até a presente data o governo Federal não repassou nenhuma quantia para ser aplicada na atenção aos migrantes venezuelanos, conforme fora anunciado e propagado.
“Até o presente dia, nenhum centavo foi repassado pelo governo Federal para aplicar na assistência dos refugiados. A prefeitura, tem feito suas ações com os recursos já existentes e isso limita o raio de ação”, explicou.
As colocações foram feitas na sessão desta quarta-feira, 21.
O vereador demonstrou preocupação com a materialização de focos de violência e intolerância, que pautadas na ação de poucas pessoas más, refletem num todo , composto de pessoas de bem, que buscam melhores condições e sobrevivência em Roraima.
Aproveitou para clamar pela calma da sociedade, se referindo ao episódio de Mucajai, para que as pessoas não tomem medidas extremas diante de circunstâncias adversas. Lembrou da existência de órgãos de segurança e controle que atuam diante das mais diversas situações.
“Somos um povo ordeiro e solidário e não podemos perder esse referencial. A situação é adversa, controversa e extrema, precisamos entender e nos colocar no sofrimento do próximo para, no mínimo, tentar ajudar de qualquer forma. Agora, se e quando acontecer fatos adversos, clamo para que não busquemos fazer a justiça com as próprias mãos. A maioria dessas pessoas já sofrem muito e uma maioria não pode pagar pelo erro de poucos”, pediu.
O vereador reforçou que o planejamento da prefeitura já está delimitado e que a espera para efetivar as ações depende apenas dos recursos.
Ele clamou pelo auxilio dos parlamentares da esfera Federal, para ajudar na liberação da verba.
“A única coisa que falta para tirarmos essas pessoas das ruas, para um lugar digno e salutar é o financeiro. Mais longe já estivemos, mas ao mesmo tempo temos consciência da urgência, por isso, temos que acionar nossos representantes da esfera Federal para agilizar a liberação do repasse, porque o anuncio do montante foi feito, mas longe de estar disponível”, clamou.
Renato aproveitou para se colocar à disposição para compor uma comissão de vereadores que vai atuar junto à todas as entidades e poderes que atuam na ajuda aos refugiados.
Queiroz explicou que a ideia, uma vez que é Boa Vista que recebe o maior impacto da migração, é que a comissão esteja acompanhando e fiscalizando a aplicação dos recursos e a forma como as entidades atuam na linha de frente com os refugiados para que as ações surtam um efeito mais eficaz.
Aniversário do Sindicato dos Radialistas de Roraima
O vereador aproveitou para registrar que amanhã, dia 22 de abril o Sindicato dos Radialistas do Estado de Roraima completará 29 anos de atuação.
Renato afirmou que a entidade, há quase três décadas, defende e luta pelos direitos da categoria que leva informação e entretenimento à sociedade esteja onde estiver, de forma rápida e verdadeira.
“O rádio nunca perdeu sua majestade, embora tenha sido anunciado seu fim, com a chegada da internet e muito pelo contrário, ganhou foi força, uma vez que através das plataformas digitais rádios de todos os recantos do Mundo passaram a ser sintonizadas por qualquer usuário da rede em qualquer lugar”, afirmou.
Aproveitou para em nome do radialista e Diretor Presidente, Eduardo Figueiredo; Vice-Presidente: Pedro Jr; Diretor Financeiro: Paulo Jr; do secretário Secretário Geral, Eder Marcelo e do Presidente do Conselho Fiscal Adailton Galvão render suas homenagens à toda classe.