Na sessão desta quarta-feira (18), o vereador Renato Queiroz defendeu o cumprimento das regras previstas no regimento interno, ao passo que surgiu uma discussão em torno da mudança da ordem das sessões plenárias, trazendo novamente a votação dos projetos para inicio das sessões.
A solicitação surgiu sob a justificativa de que alguns vereadores não estariam presentes durante a votação dos projetos em detrimento a compromissos externos.
Ele não se colocou contra proposta da volta do rito anteriormente aplicado, mas ressaltou que a obrigação de cada vereador é estar presente no horário regimental das sessões.
“A obrigação explicita no regimento interno é para que nós estejamos aqui nas terças e quartas das 09 horas às 13 horas. Se a maioria optar pela mudança vou acatar, mas destaco que de minha parte reconheço o dever de estar presente em todas as sessões por completo”, defendeu.
Renato defendeu também que o horário previsto para computar a presença é o início do grande expediente, instante em que se registra a presença dos vereadores.
“É inaceitável vereador vir aqui e dizer que precisa mudar o horário das sessões porque tem outras atribuições. Fomos eleitos para trabalhar no horário regimental das sessões. Sempre permaneço até o fim das sessões, ouvindo respeitosamente a opinião de cada colega. Agora reafirmo ser inaceitável a mudança em razão de outros compromissos por parte dos vereadores nas terças e quartas”, defendeu.
A posição de Renato foi ratificada pelo presidente da Casa, vereador Edilberto Veras, que encerrou a questão reafirmando o horário Regimental das sessões.