Extraordinariamente a Câmara Municipal de Boa Vista recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, o gestor da secretaria de Saúde, Cláudio Galvão, para realização da prestação de contas referente ao último quadrimestre de gestão da pasta.
A situação extraordinária se deu em razão da expiração do prazo regimental para prestação de contas.
O vereador Renato Queiroz destacou que a apresentação demonstrou que a saúde está em pleno avanço em diversos setores, mas que devido as demandas crescentes e urgentes, a busca pela excelência do serviço tem que ser buscado incessantemente pela administração pública.
"Durante a apresentação observamos que o município tem avançado na qualidade de atendimento, estrutura e adequação, mesmo se observarmos as limitações orçamentárias impostas pela crise econômica brasileira", avaliou.
Ele falou também do aumento de demanda por atendimento, gerado pelo recente fluxo migratório de pessoas vindas da Venezuela e de outras localidades.
"Ainda temos e vamos ter inúmeros desafios porque diariamente temos centenas de venezuelanos, guianenses e indígenas que junto com a demanda da capital acabam por sobrepor quaisquer planejamento previsto", avaliou.
O vereador frisou ainda que a Câmara tem sido parceira das iniciativas que possam melhorar o sistema de saúde municipal e conclamou a sociedade para atuar com mais atenção no combate às doenças endêmicas que afligem agentes públicos e sociedade de forma geral.
Para finalizar, Renato chamou a atenção para os desdobramentos irreversíveis que podem acometer crianças que nasçam de mães infectadas pro Zica Vírus.
" A sociedade tem que redobrar os cuidados com o lixo e com os terrenos sem o devido cuidado que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor. Não adianta Estado ou Município promover ações ou investir recursos para o combate, se o cidadão não tiver o mínimo de cuidado. Cada um de nós pode fazer a diferença e salvar uma vida que ainda não veio", pediu.