O recém criado Comitê de Acompanhamento e Controle do COVID-19, da Câmara Municipal de Boa Vista, definiu nesta quarta-feira, 18, que seus trabalhos vão buscar soluções técnicas e práticas dentro de um Plano de ação, para que o município possa manter a curva de contaminação abaixo de sua capacidade de atendimento e ressaltar a importância do fechamento da fronteira com a República Cooperativista da Guiana.
São integrantes os vereadores Renato Queiroz, como presidente; Magnólia Rocha, como vice-presidente; e Genival Lima, Wesley Thomé e Zélio Mota, como membros.
“Avançamos na defesa de nossa sociedade, com o fechamento da fronteira com a Venezuela, mas tão importante quanto é barrar a possibilidade de entrada de pessoas carregando o COVID-19 com elas, via Bomfim. O fechamento daquela fronteira seca é tão vital quanto a medida que foi tomada em relação à fronteira Venezuelana”, ressaltou o vereador Renato Queiroz, presidente do Comitê.
Outro ponto de ação, tange o compartilhamento diário das ações para manter Boa Vista com chances reais em se manter abaixo dos níveis nacionais de infecção.
“Vamos repassar todas as nossas sugestões através da Mesa Diretora para os órgãos competentes pela execução das mesmas, buscando com isso oferecer alternativas mais competentes aos procedimentos adotados de prevenção e combate ao vírus aqui na capital. Também vamos cobrar dos nossos representantes da bancada Federal para que a União olhe com mais preocupação para as nossos problemas” – disse Renato Queiroz.
Conforme a agenda de atividades, os parlamentares devem visitar amanhã (quinta-feira), as unidades de saúde do município, para saber como está sendo desenvolvido o trabalho de prevenção, controle e combate da doença, ocasião em que também vão ouvir pacientes e profissionais da saúde sobre suas demandas e necessidades para balizar as indicações de melhorias.
As visitas se estendem ao Aeroporto Internacional de Boa Vista, Rodoviária Internacional de Boa Vista, Terminal do Caimbé, entre outros locais públicos.
Um documento de orientação prática de prevenção interna na Câmara Municipal de Boa Vista, também deve ser repassado à Mesa Diretora com base em orientações do Ministério da Saúde.
O Comitê de Acompanhamento e Controle do COVID-19, foi criado a partir da Resolução Legislativa No 02/2020, que trata dos procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Poder Legislativo Municipal.