Nesta terça-feira (21), a sessão na Câmara Municipal de Boa Vista foi solene por ocasião da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco, Bom Samaritano e Títulos de Cidadão Boa-Vistense para personalidades da política, empresarial, esporte e sociedade civil que se destacaram por diversas ações na cidade.
Um dos homenageados foi o professor de capoeira Dagoberto Luiz Ventura Mota, Mestre Caimbé, que há mais de 25 anos está à frente de projetos sociais que resgatam a cidadania e a auto estima de jovens e crianças que estão à margem das políticas públicas e na linha extrema da pobreza.
Mestre Caimbé é natural de Teresina-PI e tem curso superior na área de educação física e especialização na prática esportiva. Chegou em Boa Vista em Maio de 87, onde iniciou suas atividades na capoeira que gradativamente foi galgando prestígio para alavancar o esporte no estado.
“Hoje é um dia de festa e dedico a homenagem à minha familia e alunos e aos outros mestres que em quase três décadas de prática só tem trazido felicidades em minha vida e na vida dos praticantes. Essa homenagem é coletiva, pois uma andorinha só não faz verão. Muito Obrigado ao meu discípulo Renato”, agradeceu.
O nome do homenageado foi lido e aprovado em plenário através da indicação feita pelo vereador Renato Queiroz, que além de ser um entusiasta de capoeira é um apoiador das ações que promovem a inclusão social através do esporte. Iniciativas que na avaliação do parlamentar, oferecem um suporte onde o braço do poder público não chega.
“Para o nosso trabalho parlamentar é uma honra prestar o devido reconhecimento, em vida, para o batalhador Mestre Caimbé, que desde dos dos anos 80 vem lutando, literalmente, contra as injustiças sociais, o abandono e a favor da vida. Fui praticante ativo de capoeira por anos em minha vida e sei da importância social que o mestre leva para centenas de jovens, uma arte que envolve cultura, música, dança e defesa pessoal”, declarou.