O plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, um requerimento apresentado pelo vereador Renato Queiroz que solicitou a realização de uma Audiência Pública para iniciar discussões que promovessem a formatação de legislações e ações para tratar da situação dos animais de rua.
O vereador defendeu a necessidade de se iniciar uma discussão institucional, visando tornar realidade uma solução real para o problema.
Ele apresentou dados sobre ataques de cães e gatos à pessoas que causaram perplexidade nos presentes.
"Temos dados oficiais alarmantes que apontam perto de 3 mil ataques em 2016, fora os casos de acidentes de trânsito, proliferação de doenças e comoção pública diante da situação de penúria e maus tratos registrados", justificou.
Renato defendeu ainda que já era mais que necessário tirar o assunto da obscuridade e das medidas paliativas para um campo mais amplo e efetivo no sentido de solucionar as questões que envolvem os animais de rua.
Ele aproveitou para agradecer o amplo apoio da Casa e salientar a necessidade da participação efetiva de seus pares e entidades ligadas ao tema, a fim de trazer soluções reais e efetivas.
"Vamos precisar do apoio e do trabalho de todos, porque um trabalho desta magnitude não pode ser pensado e trabalhado por apenas um parlamentar. É preciso união e vontade de fazer para tornar verdade", finalizou.
A fixação da data para realização da Audiência ficou em aberta, uma vez que é necessária a verificação de agenda dos representantes das entidades ligadas ao tema.