DSC_7355

RRenato Queiroz pede à Câmara fiscalização sobre obras da BR 174

Deputado adiantou que vai entrar com Proposta de Fiscalização e Controle na Câmara dos Deputados para apurar sobre contratos de empresa envolvida na obra

O deputado federal RRenato Queiroz (PSD) informou nesta quarta-feira, 18, que vai protocolar uma Proposta de Fiscalização e Controle na Câmara solicitando do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) os contratos da empresa responsável pela reparação da BR 174. Trechos repletos de buracos, sem asfalto e sem acostamento fazem parte da realidade enfrentada por quem precisa viajar de Boa Vista para Manaus pela rodovia, que está em vias de ser obstruída.

Queiroz salientou que o objetivo é cobrar informações que tragam maior transparência e solução definitiva para conclusão da obra.

No Plenário da Casa, RRenato Queiroz afirmou ter cobrado respostas do DNIT sobre a urgência das obras no trecho, mas a resposta foi considerada “insatisfatória”. “O DNIT nos informou que, apesar de existirem dois contratos vigentes da empresa A G O Engenharia de Obras LTDA, somente após o período chuvoso na região Norte é que começaram a movimentar uma recuperação naquele trecho que hoje é o único possível para escoar nossas produções. Essa resposta é completamente infundada e inaceitável”, pontuou.

Para ele, a resposta justifica novas providências. “Ingressarei com uma proposta de fiscalização e controle baseado no nosso regimento interno, solicitando o contrato com essas empresas e as notas fiscais de faturamento para que possamos saber se esse faturamento é compatível com o trabalho que nós não vemos sendo feito de recuperação do trecho citado.”

O parlamentar adiantou ainda que vai solicitar audiências públicas na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Nacional e Amazônia (CINTRA), na qual é membro, para obter informações concretas dos envolvidos. “Precisamos cobrar ações mais céleres que possam trazer algum tipo de acalento e solução para essa situação, pois é impossível que a resposta seja com tamanha frieza para um povo inteiro que está hoje desesperado em relação a sua única via de acesso terrestre ao restante do país”, finalizou.

Sem título

Migração em Pacaraima é tema de entrevista de Renato Queiroz na TV Câmara

Ao programa Palavra Aberta, deputado falou sobre problemas enfrentados pelos brasileiros que vivem perto da fronteira com a Venezuela

Nesta segunda-feira, 16, a TV Câmara exibe a entrevista concedida pelo deputado federal Renato Queiroz (PSD-RR) ao programa Palavra Aberta sobre migração em Roraima. No debate apresentado pelo jornalista Bruno Angrisano, o parlamentar pontuou sobre o fluxo descontrolado de migrantes na fronteira de Pacaraima que tem gerado sérios problemas de natureza social à população local, e cobrou a atuação do Governo Federal para enfrentar as mazelas causadas pela crise migratória no Estado.

“Temos um costume de dizer que um país não cabe dentro de um Estado, e infelizmente é isso que está acontecendo com Roraima. O Governo Federal, por meio da Operação Acolhida, teve papel importante nos primórdios do problema, mas não evoluiu para um modelo que pudéssemos organizar essa entrada, controlar o fluxo, dar qualidade para essas pessoas, através da interiorização. Então, tudo isso se perdeu dentro do sentimento inicial e a gente acabou fazendo vista grossa para o problema que é vivido em Pacaraima”, frisou.

Queiroz destacou ainda que sua atuação no Parlamento será para dar maior visibilidade à situação e buscar força política para enfrentá-las. “Aquela população foi literalmente abandonada pelo governo e nosso papel aqui, pelos próximos meses, será trazer esse problema à realidade e fazer com que a federação brasileira retome suas responsabilidades em relação a um problema que não é de Roraima, é do Brasil”, disse.

O deputado também destacou o plano de trabalho que está sendo elaborado com o apoio de autoridades locais para mobilizar o Congresso Nacional. “Vamos apresentar as informações a bancada do PSD para colocar a par de todos os problemas vividos em Pacaraima e através deles buscaremos capilarizar força política para propor algumas ações que tenham realmente o peso político para serem executadas”, contou.

A entrevista completa com o deputado Renato Queiroz será exibida na TV Câmara (canal 57.2) às 20h45 (horário de Brasília) desta segunda-feira, 16, e às 8h45 e 23h45 (horário de Brasília) na terça-feira, 17.

Clique aqui e veja a entrevista completa.

 

Reunião Anatel2

Anatel trabalha em nova rede para trazer internet do Amazonas, diz Renato Queiroz

Até o próximo ano Roraima deve ganhar uma nova infraestrutura para ampliar o acesso à internet, uma das principais queixas da população de modo geral. A infovia Boa Vista será a rede de fibra óptica que levará conexão do Amazonas até os municípios roraimenses e deve ter seu estudo de viabilidade finalizado no início do segundo semestre deste ano. A informação é do deputado federal Renato Queiroz (PDS), que manteve reunião com a área técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esta semana, em Brasília. A entidade será responsável por coordenar a iniciativa na região Amazônica.

A infovia Boa Vista faz parte dos três próximos projetos que serão priorizados pela Anatel dentro do Programa Norte Conectado (RNP), iniciativa que quer expandir a infraestrutura de comunicação na região Amazônica. Para isso, o programa federal pretende implantar na bacia amazônica oito infovias, visando atender a demanda de melhoria no acesso à internet.

 

“É um projeto gigante que levará maior conectividade até Boa Vista. A rede de fibra óptica chegará em Caracaraí pelo rio e seguirá via terrestre até Boa Vista. O cidadão de Roraima, que vem sofrendo com as constantes dificuldades de acesso à internet, terá mais um projeto em favor de uma conexão de qualidade”, explicou o parlamentar.

 

Renato Queiroz informou ainda que nos próximos dias vai buscar dialogar com os principais atores envolvidos nesse projeto para tentar agilizar sua execução. “Estamos atuando para que o estudo de viabilidade seja realizado o mais breve possível para agilizar o início das obras. O povo de Roraima tem pressa e estaremos aqui para buscar solucionar qualquer tipo de entrave”, destacou.

 

A infovia Boa Vista será ligada ao município de Vila de Moura, localizado no Estado do Amazonas, e chegará a Roraima passando por Caracaraí até Boa Vista. Para que o serviço de internet alcance a capital do Estado serão utilizados cerca de 580 km de cabos de fibra óptica, sendo 440 km subfluvial e 140 km por terra.