O Comitê de Acompanhamento e Controle do COVID-19 da Câmara Municipal de Boa Vista, fez um ciclo de reuniões por videoconferência, oportunidade que conheceram as mais diversas necessidades de vários Sindicatos e Representações.
O Presidente do Sindicato dos Taxistas, Francisco Sales, disse que fez um pedido, à Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), para a suspensão e parcelamento dos tributos pagos pela categoria e que os taxistas voltem a ter a possibilidade de carregar até 3 passageiros, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Os Vereadores também ouviram os Músicos e outros artistas do seguimento. Eles colocaram em pauta as dificuldades financeiras e disseram que estão se unindo, por conta própria, para ajudar os demais artistas.
O Produtor Musical, Bebeco Pujucan, disse que tem levantado a bandeira dos artistas junto aos órgãos públicos mas pede suporte dos parlamentares.
“Eu entendo que o isolamento Social é fundamental para que a gente passe por esse momento, mas cabe ao poder público também prestar apoio àqueles que dependiam exclusivamente ganhos diários. Proponho que uma das soluções é que os Vereadores procurem a Prefeitura para que a mesma possa estimular a criação de editais para os artistas”, propôs Bebeco.
O Cantor Fábio Faria disse que os membros da classe estão dentre os que mais sofreram as consequências financeiras do isolamento social .
“Nós tocamos hoje para pagar uma conta amanhã, e precisamos desse apoio de todas as esferas do Poder Público. Eu e outros artistas já distribuímos mais de cem cestas básicas porque têm artistas sem ter o que comer, então preciso que os Vereadores intercedam por nós”, relatou Faria.
Outros artistas também participaram da Live, como Magdiel Araújo, Kaline Barroso e Renato Poeske.
O Presidente do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Flaviney Almeida, também participou da transmissão e fez pedidos em relação aos empréstimos feitos pelos servidores e melhorias trabalhistas.
”A nossa vida mudou drasticamente, e buscamos um diálogo com a Prefeitura para minimizar os impactos financeiros e psicológicos. Solicitamos a suspensão do desconto de todas as modalidades de empréstimo consignado, e que essas parcelas fossem alocadas para o final do contrato; também pedimos a suspensão do desconto do AVANCARD, pelo período de 120 dias. Já fizemos sete recomendações de melhorias trabalhistas ao Município, e cinco foram atendidas, agora precisamos que a Prefeitura atenda a suspensão do ponto eletrônico e dê mais suporte na compra de EPIs”, explicou.
O Vereador Renato Queiroz, disse que depois da escuta e recolhimento dos documentos, os Vereadores devem fazer encaminhamentos.
“Vamos procurar todas as Secretarias Municipais responsáveis pelas demandas colhidas durantes os relatos e saber o que pode ser feito para minimizar os impactos econômicos para essas classes. Isso não quer dizer que todas as demandas serão atendidas, mas vamos tentar achar um viés para que as recomendações da OMS e Ministério da Saúde sejam cumpridas”, destacou Renato.
O Comitê de Acompanhamento e Controle do COVID-19 da Câmara Municipal de Boa Vista, foi criado através de Resolução e atua em busca de soluções técnicas dentro de um Plano de ação para que o município possa manter o controle do Coronavírus, traçar estratégias para combater a doença e ouvir a população para minimizar os impactos econômicos.